sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O rei como nunca se ouviu antes

Baião Diluído
Cinco obras inéditas de compositores de três estados serão apresentadas no novo espetáculo do Camará, "Baião Diluído". “Todas elas são baseadas em canções de Luiz Gonzaga, ou inspiradas no universo cantado pelo Rei do Baião”, afirma o compositor e diretor artístico do grupo, Paulo Rios Filho. 

O concerto, que é uma homenagem do Camará ao centenário de nascimento do compositor, inclui peças para uma formação composta de flauta, bandolim, bouzouki (instrumento irlandês cujo som se aproxima bastante da viola nordestina), sanfona, percussão e violoncelo, além de eletrônica e vídeo. Os compositores envolvidos têm todos uma participação ativa na cena musical de Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul: Paulo Rios Filho (que acaba de ter obra sua comissionada pela Americas Society, de Nova Iorque), Sergio Roberto de Oliveira (que teve uma de suas obras recentemente indicada ao Grammy Latino), Vinícius Amaro (jovem talento local, estudante do curso de composição na UFBA), Tuzé de Abreu (que dispensa apresentações) e Samuel Peruzzolo (percussionista e compositor gaúcho, atualmente professor de música em Portugal). 

 
Além das estreias, o espetáculo conta ainda com salpicadas pontuais da própria obra original de Luiz Gonzaga, em trechos introdutórios tocados por um trio nordestino. “Só não dá para garantir que você vá conseguir dançar um baião”, alerta o diretor artístico do grupo. 

Oficina do Público Criativo
O projeto ainda inclui a realização de oficina de apreciação musical voltada para o próprio espetáculo, através de uma abordagem criativa do ato de ouvir. A “Oficina do público criativo: para ouvir/compor o espetáculo “Baião Diluído”, do Camará” será realizada em duas etapas, sob a coordenação do próprio Paulo Rios Filho. A primeira delas no dia 12/9 (quarta-feira), das 18 às 20:30h, na Escola de Música da UFBA; e a segunda uma hora antes do início do concerto, às 19h, no café da Livraria Cultura do Shopping Salvador. 

Segundo Rios Filho, “Na primeira etapa (quarta-feira), acontecerá a oficina propriamente dita, incluindo uma parte mais expositiva e um laboratório de criação coletiva para não-músicos. A segunda etapa (quinta, antes do concerto) é um encontro informal com os compositores participantes do projeto, para um bate-papo sobre as obras que serão apresentadas, sobre como cada um pensou em fazer essa homenagem a Luiz Gonzaga e sobre o próprio ofício do compositor, seja lá o que der para falar em uma hora.” 


A oficina (que é voltada a não-músicos e/ou público geral interessado em música de concerto contemporânea) tem número limitado de participantes (máximo de 10). Os interessados devem inscrever-se enviando um e-mail para o camaraufba@gmail.com, incluindo nome e telefone para contato, com o assunto “inscrição oficina do público criativo”, até a próxima terça-feira, dia 11/09/12. 

Formação do Camará neste projeto: Paulo Rios Filho, diretor artístico, regente e vídeo; Vitor Rios, bandolim/bouzouki; Edson Lima, sanfona; Humberto Monteiro, percussão; Fernanda Monteiro, violoncelo. Participação de Tuzé de Abreu, flauta e flautim.