quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vinícius Amaro --
Gigitanas Nº 0,5 (Frenesia)

Camará - Conjunto de Câmara da UFBA | Projeto "Música Baiana?
Teatro Eva Herz, Salvador -- 16/12/11 | Vitor Rios (bandolim)


***
-- to read it in English, please go to the post's bottom --

Gigitanas é uma espécie de estudo para bandolim. Ou seja: é uma música que além de poder ser apreciada normalmente (da parte do público), pode ser apreciada ainda somente do ponto de vista da técnica de performance do instrumento (principalmente, claro, da parte do instrumentista).

Segundo o compositor, as sonoridades dessa música são todas costuradas "por um esquema cromático de condução de vozes" -- o que, traduzindo para o mundo normal, quer dizer que cada nota se movimenta quase sempre para a nota mais próxima, de semitom em semitom.

Qual a sensação que esse costurado lhe causa? 

A intenção de Vinícius era, através de uma construção métrica que tende sempre a ser desconstruída, evocar "um estado de ansiedade típico da personalidade de boa parte dos homens urbanos."

Mas a expectativa que a ideia do compositor causa não precisa ser satisfeita. Você pode apertar o play, concentrar-se, e descobrir outros mundos e outras ideias que nem ele imagina.

No entanto, uma coisa é certa: a composição, assim como se tivesse vida própria, "brinca com ritmos do arrocha baiano e com uma pequena ideia melódica da música 'Time And Motion' da banda canadense de rock progressivo Rush," revela Vinícius.

***
Gigitanas is a kind of study for solo mandolim. Accordingly to its composer, the work's sonorities are all sewn through a chromatic voice-leading scheme.

What is brought up to you from this sewing sounds?

Vinícius' first intentions were to evocate, through the creation of a metric which tends hardly to be deconstructed, "a state of anxiety typical of the urban men's personality."

Nonetheless, to satisfy an expectation caused by the composer's intention is not mandatory. You can just press play, get to concentrate, and discover other worlds and ideas (ones that not even the composer had figured out).

Overall, one thing is certain: the piece, as a living creature, "plays with rhythms from Bahia's arrocha as well as with a little melodic idea from Rush's song 'Time And Motion,'" Vinícius says.

Fale sobre isso: