Crowdfunding ou patrocínio colaborativo; sabe o que é?
Uma alternativa às burocracias e às curadorias. Sites como o catarse.me funcionam pra que uma rede de colaboradores façam acontecer com suas próprias mãos.
Sobre como funciona o Catarse, eles próprios explicam:
"O Catarse funciona assim: você envia seu projeto, diz quanto precisa e até quando quer arrecadar este dinheiro. Aí você divulga o projeto e as pessoas podem optar por apoiar com qualquer valor a partir de R$ 10 e receber recompensas por isto! Se até o prazo escolhido você tiver atingido o valor que precisa, você recebe o dinheiro. Senão, todo mundo recebe o dinheiro de volta. Simples assim."
----------------------------------------
É através do catarse.me que você pode ser um dos responsáveis pela realização plena do projeto do Camará para o fim de 2011. Apoie com $10, $25 ($5.000, por que não?) e se torne um parceiro nosso, um amigo do peito do Camará, um defensor da música de arte, da arte contemporânea, do tatu-bola. E ainda receba umas paradas em troca, além -- é claro -- do próprio produto, o alvo do mecenato, em si, que é o mais importante.
Nós preparamos uma coleção massa-como-o-quê de recompensas pra quem patrocinar!
Por exemplo, se você apoiar o projeto com $10, terá direito, após a finalização do projeto, a:
- Nome na lista de apoiadores do site do Camará.
- Nome na lista de apoiadores em um telão, antes de cada concerto.
- Link exclusivo para download do álbum digital “Música Baiana?” logo após o trabalho de mixagem e edição e antes do seu lançamento oficial.
- Três tiras de desenho em quadrinho [enviadas por email] com alguma história boba retirada de três dos ensaios do Camará (feita por nosso bandolinista, Vitor Rios)
- Todas as recompensas de $10.
- + Link exclusivo para download de uma pequena coletânea de gravações em mp3 de obras de compositores baianos.
- + Marcador de página magnético do Camará.
- + Pacotinho com 3 cocadas da minha Vovó Quequel (entregues na hora do evento, somente para quem puder comparecer ao concerto da Reitoria da UFBA, no dia 8/12/11) [coma no concerto sem barulho de embalagem].
É fácil virar apoiador. Clique aqui, [se quiser, assista ao vídeo e leio o texto], depois conheça as cotas de patrocínio e as suas respectivas recompensas, e clique em uma delas [ou no botão verde-grande QUERO APOIAR...].
O pagamento é feito em ambiente seguro e você pode optar por catão de crédito, débito on-lin ou pagamento via boleto bancário.
Outra forma de apoiar é passar a boa nova adiante. Mande ver!