quinta-feira, 15 de setembro de 2011

"Música Baiana?" Conheça o projeto de lançamento do Camará (e torne-se parceiro)

Se quer logo patrocinar, sem ler balela nenhuma, a gente respeita:


* o que é o camará? *


O Camará – Conjunto de Câmara da UFBA é um grupo de música de Salvador – Bahia que se dedica à estreia e gravação de obras de compositores brasileiros de música de concerto contemporânea. 


* o que estamos fazendo? *


No finzinho de 2011 – com o projeto “Música Baiana?” – iremos lançar o grupo com a realização de dois concertos (gratuitos) e a gravação de um álbum digital (que será distribuído também gratuitamente pela internet) incluindo sete novas músicas de compositores baianos.



* por que queremos fazer? *


Os dois lados dessa moeda têm a ver com uma necessidade de desmistificação:

a) primeiro, nós acreditamos que música de concerto (ou “música clássica,” “música erudita,” como preferir) não precisa ser europeia e nem estar fazendo aniversário de um, dois ou três séculos para ser bela, bem feita ou merecedora de integrar os recheios do repertório de orquestras e dos demais grupos dedicados a ela.

b) segundo, nós sabemos que a música baiana vai muito além da axé music, do pagodão ou do arrocha; e, apesar de até gostarmos de algumas das coisas que vêm sendo feitas nessas áreas, acreditamos fortemente no poder provocativo, transformador e inovador da música de concerto.

[O foco do Camará é na música de concerto contemporânea feita por compositores brasileiros e especialmente baianos, pois ela representa um ponto de partida crítico, instigante e sedutor para o ingresso nesse rico universo musical. Afinal, tratam-se de obras atuais, ligadas aos nossos dias e sobretudo aos movimentos culturais que nos cercam, em diálogo íntimo com toda aquela já conhecida – mas nem sempre bem apresentada, apreciada ou consumida – tradição da “música clássica.”]


* e precisamos de quanto? *


Na real, estamos convencidos da realização deste projeto, seja nas condições mais favoráveis ou nas mais adversas. 

Então, pra que pedir o apoio? Para que realizemos, claro, nas condições mais favoráveis, que é a que achamos mais decente: remunerando os profissionais envolvidos e garantindo o melhor resultado nos registros dos concertos em áudio para o lançamento do álbum digital.

R$10.000,00 é o valor que iremos conseguir via catarse.me. Usaremos a grana pra pagar pró-labores aos compositores e cachês aos instrumentistas, bem como pra ajuda de custo com transporte de instrumental de percussão e upgrade do material usado para a gravação.

tu pensa parecido? tu curte música nova
tá a fim de fazer parte de algo maior? tá a fim de levar um brinde?