segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lançamento do SESC Partituras

O Camará foi o grupo responsável pelo lançamento, na Bahia, do portal SESC Partituras. O lançamento do projeto do SESC, que é um banco digital de partituras de compositores brasileiros de todos os períodos, aconteceu simultaneamente em 23 capitais do país, no dia 14/4/12. 

Em Salvador, o concerto do Camará aconteceu no Teatro do IRDEB e contou com a casa cheia para mais de uma hora de música contemporânea produzida na Bahia. O programa apresentado foi o do projeto "Música Baiana?" -- lançado em dezembro do ano passado. 

Camará tocando... deixe-me ver... já sei: nav tirs nº 2

O público pôde conferir, mais uma vez, a apresentação de obras como nav tirs nekadus hibridus nº 2, Modos Imagísticos e Gigitanas N. 0,5 -- todas de autoria de compositores baianos de música contemporânea --, além de Pequena Fantasia, do compositor Fernando Cerqueira (que não estava incluída originalmente no repertório do projeto que lançou o Camará, em dezembro passado).

O regente cumprimenta um brother
que passou pelo fundo do palco.

Abaixo, você pode conferir a participação do Camará no programa TVE Revista do dia 14/4. Paulo Rios Filho bateu um papo com a apresentadora Jéssica Smetak (que é neta nada mais nada menos que do próprio Walter Smetak, isso mesmo!) e Flávio Hamaoka, Gueber Santos e Vitor Rios deram uma palhinha do concerto daquela memorável noite.





sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alexandre Espinheira --
Oxowusí

Camará - Conjunto de Câmara da UFBA | Projeto "Música Baiana?
Reitoria da UFBA, Salvador -- 08/12/11
 [video: emilio le roux | audio: alexandre espinheira]


***
-- to read it in English, please go to the post's bottom --

Alexandre Espinheira insistia numa versão matematicista de sua música Oxowusí. E eu insistia, do outro lado: "mas, e essa curva dinâmica?! Ela não pode ser puramente matemática." Fizemos deste debate uma primeira versão do vídeo que seria exibido imediatamente antes da performance de sua peça, no concerto de lançamento do projeto "Música Baiana?"

No dia seguinte, o próprio Alexandre me envia uma outra versão, agora toda focada nem na parte racionalista da música, nem em seu contorno dramático ou expressivo, mas na história que, de uma forma ou de outra, está por detrás da composição da obra.

Oxóssi é o orixá da caça, o responsável por matar o temido dragão que assolava a sua terra e cuja morte tinha sido adiada por caçadores de 20, 40, 100 flechas, para acabar sob a mira de uma apenas flecha do caçador, saudado por Oxowusí, que quer dizer "caçador de uma flecha só."

Você consegue "enxergar" essa história ao ouvir a música?

O próprio Alexandre não revela se a composição segue essa narrativa mítica. Apenas sinaliza que diversas marcas rituais do orixá são a base dos materiais utilizados para a composição da peça que é um desdobramento racional-matemático e expressivo de sua necessidade de falar das histórias e ritmos do lugar onde vive, Salvador da Bahia. 


***

Mr. Espinheira insisted on a mathematicist version of your work Oxowusí. On the other hand, I did insist as well: "see this dynamic's curve?! It can't be merely mathematics." So we did the first version of the film which should be exhibited before the work's performance, last December.

Next day, Mr. Espinheira himself sent me another version of the film, this time focused neither on the rationalist part of the composition nor on it's dramatic contour, but on the story which lies behind it's creation.

Oxóssi is the hunting orisha, responsible for killing the fearful dragon which used to attack his land using only one arrow, while other hunters had tried to do that using 20, 40 and even more arrows.

Can you "see" this story when you listen to the music?

Mr. Espinheira doesn't reveal whether his work follows this narrative or not. He only points that several Oxóssi's ritual marks are the basis for the material utilized on the piece's composition, which could be seen as a mathematician-rationalist as well as an expressive unfolding of his necessity to talk about the stories and rhythms of the place where he lives, Salvador de Bahia.