quinta-feira, 25 de julho de 2013

Chão!


O espetáculo “Chão – um concerto solo”, realizado com o apoio do Palacete das Artes Rodin Bahia, é dedicado ao virtuosismo dos integrantes do ensemble, que tem se apresentado sempre em formações maiores do que o quarteto. O Camará Ensemble é formado por músicos de alto gabarito. E o repertório contemporâneo é rico em obras para instrumento solista. Este concerto é justamente uma primeira iniciativa do grupo na promoção de obras escritas para apenas um instrumento – ou para um instrumento solista acompanhado por conjunto de câmara, como é o caso de uma das peças do programa.

Dentre as obras apresentadas, Integrais para saxofone tenor solo, uma obra de alto teor técnico e de profunda sensibilidade expressiva, composta pelo português-mineiro João Pedro Oliveira, e apresentada pelo saxofonista Davysson Lima, que atualmente faz o seu mestrado em música na UFBA, onde se debruça justamente sobre o tema de técnicas estendidas e o repertório contemporâneo para o seu instrumento. 

 
Outra peça de grande interesse é a Frammento Cantando para flauta solo, obra do americano Jack Fortner, interpretada neste concerto pelo nosso flautista Flávio Hamaoka, que trabalhou com o compositor quando regeu o Camará no concerto em homenagem a Jorge Amado, em janeiro deste ano.

Do professor de composição da UFBA Paulo Costa Lima – que também é membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Ciências da Bahia –, será apresentada, pela violoncelista Suzana Kato, a peça Corrente de Xangô. Composta em 1992, foi uma das primeiras de uma série de obras, do compositor, inspiradas no universo musical afro-baiano.

Após outras músicas escritas para bandolim, sanfona, viola e clarinete solo, há, para finalizar, a estreia baiana da obra ganhadora do Prêmio FUNARTE/XVIII BIENAL de 2009, O Enigmático Gato de Rimas, do compositor e diretor artístico do Camará, Paulo Rios Filho. A obra, única do concerto escrita para um instrumento solista acompanhado de um conjunto de câmara, será interpretada pelo intrépido violinista Samuel Dias, que além de violinista do conjunto, é nada mais nada menos que o spalla da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia.


Serviço


Chão – um concerto solo

Terças-feiras, dias 6, 13 e 20 de Agosto de 2013

Palacete das Artes (Museu Rodin Bahia)

20h – entrada franca