terça-feira, 17 de julho de 2012

Vídeos do "sopro em brasa" no MAB

O Camará apresentou, no final de Junho, um novo programa – após quatro reapresentações do Música Baiana? inteiramente dedicado a uma formação de grupo de sopros um tanto inusitada: flauta, dois clarinetes (com clarone), saxofone e tuba. 

O sopro em brasa foi estreado dentro do programa de concertos do I Seminário de Composição Musical do MAB – Música de Agora na Bahia, projeto voltado à produção atual de música erudita na Bahia, no Brasil e no mundo que acontece em Salvador entre Maio e Dezembro de cada ano e realizado pela OCA

O concerto foi gravado em áudio e vídeo pela dupla Alexandre Espinheira e Emilio Le Roux e pode ser conferido, peça a peça, abaixo:

Quassus, de Eli-Eri Moura 
Gueber Santos, clarinete

Três miniaturas, de Marcos Lucas


Ibejis Nº 2, de Paulo Costa Lima

Sinko II, de Alexandre Espinheira

Fumebianas Nº 4, de Guilherme Bertissolo

sábado, 14 de julho de 2012

"Música Baiana?" já disponível para compra ou download gratuito

O disco Música Baiana?, do Camará, acaba de ser lançado e está disponível para download no site http://camara-musicabaiana.blogspot.com

O álbum, integrado por seis obras de compositores baianos, está sendo distribuído exclusivamente via internet, para compra ou download gratuito. A escolha do método fica para o público!


Quem opta por pagar pelo disco, tem a opção de baixá-lo completo em mp3, aiff ou iso, além de poder escolher baixar cada faixa individualmente, em mp3 ou ogg. Quem opta pelo download gratuito, deve se contentar somente com a opção do disco completo, em mp3 (256k). 

Os pagamentos são feitos com cartão de crédito, através de conta PayPal, o sistema de compra online mais utilizado no mundo, que protege os dados dos clientes e permite uma transação segura, além de uma boa comunicação com os fornecedores dos produtos. 

Camará – Música Baiana? (2012)
Música Baiana? foi gravado ao vivo no concerto de lançamento do MAB – Música de Agora na Bahia em maio de 2012, no Teatro Vila Velha, em Salvador –– com exceção de Ibejis Nº 2, de Paulo Costa Lima, e Gigitanas Nº 0,5, de Vinícius Amaro.

O disco é resultado de projeto homônimo, realizado através de patrocínio colaborativo, cuja execução começou ainda em meados de 2011 com as encomendas das peças a seis compositores, todos ligados à Escola de Música da UFBA. Desde dezembro de 2011 até então, o programa montado dentro do projeto foi apresentado quatro vezes, na cidade de Salvador.
Escolha comprar ou baixar livremente. Mas não deixe de conhecer Música Baiana!


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Camará's new album Música Baiana is now released and available for download in http://camara-musicabaiana.blogspot.com
 
The album, which includes six works by composers from Bahia, is being distributed exclusively through Internet for buying or for free downloading. The choice is up to the listeners!
 
The one who opts to pay for the disc get to take it in many different file's formats, such as mp3 or aiff, iso. Who opts for the free download, can only take it in mp3 files.
 
Música Baiana was recorded live in 2012 May, during the program of MAB's project, in Salvador.

The album is a result of a crowdfunded project. Since 2011 Dec. until now, its repertoire was presented for four times, in Salvador.

Choose to buy it or take it for free; but don't miss to know Música Baiana!


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Camará versão sopros em junho

sopro em brasa: esse é o nome do novo projeto do Camará, com estreia marcada para o dia 20/6 no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador.

O concerto está inserido na programação do I Seminário em Composição Musical do MAB – Música de Agora na Bahia, programa inteiramente dedicado à música contemporânea, realizado em Salvador pela OCA – Oficina de Composição Agora, de maio a dezembro de 2012.

Davysson ajuda Gueber com o clarone e Jamberê mostra um trecho legal
na parte da tuba, durante ensaio do sopro em brasa

  
O repertório do sopro em brasa é formado por obras escritas para a seguinte formação total: uma flauta, dois clarinetes, saxofone e tuba. O programa é um convite à experiência de outros mundos sonoros, formados por fagulhas criativas organizadas, reelaboração fantasiosa do universo musical da capoeira e do candomblé, desenvolvimento de pequenas ideias que aparecem do nada, sérias brincadeiras com sons familiares (da rua, das festas e do rádio) e sons inusitados (da rua, das festas e do rádio).

Músicos empolgados com a descrição do programa acima

Compositores de cinco estados brasileiros integram o programa, dentre eles Marcos Lucas (Rio de Janeiro), Eli-Eri Moura (Paraíba), Paulo Costa Lima (Bahia), Alexandre Espinheira (Bahia) e Guilherme Bertissolo (Rio Grande do Sul – Bahia).

Os músicos Flávio Hamaoka, Gueber Santos e Davysson Lima, que participaram também do Música Baiana? irão se juntar aos novos colaboradores Pedro Robatto e Jamberê Cerqueira.


Camará – ensaio do sopro em brasa
Serviço
Camará – Conjunto de Câmara da UFBA
Sopro em Brasa – música brasileira para grupo de sopros
quarta-feira, 20/6 – 20h | $10 (inteira) e $5 (meia)
Espaço Cultural da Barroquinha – Salvador, Bahia


Exibir mapa ampliado

domingo, 27 de maio de 2012

Fotos da abertura do MAB 2012 [17/5/12]

nav tirs nekadus hibridus n. 2, por Paulo Rios Filho
Camará na abertura do MAB 2012

Modos Imagísticos, por Wellington Gomes
Camará na abertura do MAB 2012

Os aplausos do público e a gratidão dos músicos
Camará na abertura do MAB 2012

Em junho, repertório novo para conjunto de sopros
20/6 – dentro da programação do MAB

sábado, 26 de maio de 2012

Camará no lançamento do MAB

O Camará foi o grupo convidado da noite de lançamento do MAB 2012 – Música de Agora na Bahia, programa voltado à música de concerto contemporânea, com ênfase especial na produção de compositores brasileiros e baianos. O MAB é uma realização da OCA – Oficina de Composição Agora, e se estenderá de maio a dezembro do ano de 2012 com uma série de atividades, incluindo concertos, recitais em escolas públicas, palestras e seminários de composição musical.

Um dos vídeo-teasers do MAB 2012


O evento começou com um coquetel duplo de lançamento, celebrando tanto o pontapé inicial do projeto quanto o início da distribuição do CD "Compositores da Bahia", idealizado e produzido pela OCA.

Com a casa quase repleta, apesar da noite chuvosa, o Camará apresentou mais uma vez o repertório do "Música Baiana?" e encantou o público com sucessos como "nav tirs nekadus hibridus n. 2", de Paulo Rios Filho, "Oxowusí", de Alexandre Espinheira e "Ibejis Nº 2", de Paulo Costa Lima. 

Camará no Mê de Música

O pessoal do Mê de Música passou por lá e um trechinho do concerto do Camará pode ser conferido no programa de número 2.

Em junho o conjunto volta a fazer um concerto associado à programação do MAB, desta vez somente com obras inéditas para um conjunto de sopros.

Até lá!


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lançamento do SESC Partituras

O Camará foi o grupo responsável pelo lançamento, na Bahia, do portal SESC Partituras. O lançamento do projeto do SESC, que é um banco digital de partituras de compositores brasileiros de todos os períodos, aconteceu simultaneamente em 23 capitais do país, no dia 14/4/12. 

Em Salvador, o concerto do Camará aconteceu no Teatro do IRDEB e contou com a casa cheia para mais de uma hora de música contemporânea produzida na Bahia. O programa apresentado foi o do projeto "Música Baiana?" -- lançado em dezembro do ano passado. 

Camará tocando... deixe-me ver... já sei: nav tirs nº 2

O público pôde conferir, mais uma vez, a apresentação de obras como nav tirs nekadus hibridus nº 2, Modos Imagísticos e Gigitanas N. 0,5 -- todas de autoria de compositores baianos de música contemporânea --, além de Pequena Fantasia, do compositor Fernando Cerqueira (que não estava incluída originalmente no repertório do projeto que lançou o Camará, em dezembro passado).

O regente cumprimenta um brother
que passou pelo fundo do palco.

Abaixo, você pode conferir a participação do Camará no programa TVE Revista do dia 14/4. Paulo Rios Filho bateu um papo com a apresentadora Jéssica Smetak (que é neta nada mais nada menos que do próprio Walter Smetak, isso mesmo!) e Flávio Hamaoka, Gueber Santos e Vitor Rios deram uma palhinha do concerto daquela memorável noite.





sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alexandre Espinheira --
Oxowusí

Camará - Conjunto de Câmara da UFBA | Projeto "Música Baiana?
Reitoria da UFBA, Salvador -- 08/12/11
 [video: emilio le roux | audio: alexandre espinheira]


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-- to read it in English, please go to the post's bottom --

Alexandre Espinheira insistia numa versão matematicista de sua música Oxowusí. E eu insistia, do outro lado: "mas, e essa curva dinâmica?! Ela não pode ser puramente matemática." Fizemos deste debate uma primeira versão do vídeo que seria exibido imediatamente antes da performance de sua peça, no concerto de lançamento do projeto "Música Baiana?"

No dia seguinte, o próprio Alexandre me envia uma outra versão, agora toda focada nem na parte racionalista da música, nem em seu contorno dramático ou expressivo, mas na história que, de uma forma ou de outra, está por detrás da composição da obra.

Oxóssi é o orixá da caça, o responsável por matar o temido dragão que assolava a sua terra e cuja morte tinha sido adiada por caçadores de 20, 40, 100 flechas, para acabar sob a mira de uma apenas flecha do caçador, saudado por Oxowusí, que quer dizer "caçador de uma flecha só."

Você consegue "enxergar" essa história ao ouvir a música?

O próprio Alexandre não revela se a composição segue essa narrativa mítica. Apenas sinaliza que diversas marcas rituais do orixá são a base dos materiais utilizados para a composição da peça que é um desdobramento racional-matemático e expressivo de sua necessidade de falar das histórias e ritmos do lugar onde vive, Salvador da Bahia. 


***

Mr. Espinheira insisted on a mathematicist version of your work Oxowusí. On the other hand, I did insist as well: "see this dynamic's curve?! It can't be merely mathematics." So we did the first version of the film which should be exhibited before the work's performance, last December.

Next day, Mr. Espinheira himself sent me another version of the film, this time focused neither on the rationalist part of the composition nor on it's dramatic contour, but on the story which lies behind it's creation.

Oxóssi is the hunting orisha, responsible for killing the fearful dragon which used to attack his land using only one arrow, while other hunters had tried to do that using 20, 40 and even more arrows.

Can you "see" this story when you listen to the music?

Mr. Espinheira doesn't reveal whether his work follows this narrative or not. He only points that several Oxóssi's ritual marks are the basis for the material utilized on the piece's composition, which could be seen as a mathematician-rationalist as well as an expressive unfolding of his necessity to talk about the stories and rhythms of the place where he lives, Salvador de Bahia.